domingo, 14 de novembro de 2010

3º DIA – 26/11/2010
DAS 14h às 15h30min

GT 1
SALA 2 BLOCO DIDÁTICO DE LETRAS Coordenador: Regiane Santos Cabral de Paiva (UERN)
1. Reflexões sobre a transposição didática apresentada pelo gestar II para a produção escrita à luz da perspectiva sócio-histórica de linguagem
Maria José Cavalcante De Lima (UFRN)

2. As sequências didáticas e o desenvolvimento das capacidades de linguagem no ensino da produção textual
Leonel Andrade Dos Santos (SME/CAUCAIA)
Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin (UFC)

3. Literatura infantil na sala de aula e mediação do professor na formação do leitor
Dulcilene Rodrigues da Silva Barreto (UFC) e Lorena Lima Barbosa (UFC)

4. Professor de língua estrangeira: alguns saberes necessários à sua formação
Regiane Santos Cabral de Paiva (UERN)

SALA 3 BLOCO DIDÁTICO DE LETRAS Coordenador: Paula Francinete Ribeiro Araújo (UFC/IFMA)

1. A prescrição no trabalho docente: a voz do professor desvelando práticas e recriando ações
Mariana Pérez (UFPB)

2. Dubito, ergo cogito, ergo sum: contribuições e desafios de um curso de formação continuada de professores
Tatiana De Sousa Araujo (UFPI) e Layla Ravana Almeida De Andrade (UFPI)

3. A instauração de diferentes vozes/perspectivas através da criação de personagens em sala de aula Paloma Dias Silveira (UFRGS) e Margarete Axt (UFRGS)

4. Desafios na formação continuada de educadores: compassos e descompassos entre representações dos professores e do formador de educadores
Camila Marque Peixoto – UFC/Universidade Nova de Lisboa
Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin – UFC

5. Contribuições do ISD para a formação inicial de professores de línguas
Paula Francinete Ribeiro Araújo (UFC/IFMA)

SALA 5 BLOCO DIDÁTICO DE LETRAS Coordenador: Fábio Delano Vidal

1. Ontologia e gnosiologia nas representações do agir profissional do professor de línguas: um estudo dinâmico das figuras de ação
Fábio Delano Vidal (UFC) e Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin (UFC)

2. Formação de professores: descobrindo caminhos na interação
Maria Helenice Araújo Costa (UECE)

3. O estilo e o canto de outrem em Patativa do Assaré
Janaína Moreno Matias (UFRN)

SALA 6 BLOCO DIDÁTICO DE LETRAS Coordenador: Maria do Socorro Cardoso de Abreu (IFCE)

1. Competência discursiva colocada à prova no ENEM
Francisca Tarciclê Pontes Rodrigues(UFC) e Sâmia Araújo Dos Santos (UFC)

2. O papel dos mecanismos enunciativos no gênero dissertativo do 3º ano
Maria do Socorro Cardoso de Abreu (IFCE)

3. A leitura frequente da linguagem quadrinística nos materiais didáticos e exames públicos
Francisca das Chagas Nobre de Lima (UFRN)

4. Uma análise da aquisição da linguagem jurídica
Elisabeth Linhares Catunda , Thaís Catarinne Uchôa de Oliveira e Vivian Hiluy Lobo Felício (FACULDADE FARIAS BRITO)

5. Atualizando os processos de ensino e avaliação da língua estrangeira instrumental
Maria Manolisa Nogueira Vasconcellos (UFC)

GT 2
SALA 9 BLOCO DIDÁTICO DE LETRAS Coordenador: Maria Manolisa Nogueira Vasconcellos

1. Vestibular: o que é avaliado nas provas de espanhol como língua estrangeira?
Kélvya Freitas Abreu (UFC)

2. Processamento de tarefas de múltipla escolha em teste de compreensão leitora: utilização de estratégias inferenciais Maria Manolisa Nogueira Vasconcellos

3. A avaliação do processo de ensino e aprendizagem em uma escola pública municipal de Teresina
Maura Rejanne Amaral Rodrigues Amorim (IESM/UEME)

SALA 10 BLOCO DIDÁTICO DE LETRAS Coordenador: Lenaldo da Silva (FA)

1. O letramento de estudantes por suas ações de leitura
Sônia Virginia Martins Pereira (UFRPE)

2. Práticas sociais de leitura e escrita: o caso da biblioteca volante
Lenaldo da Silva (FA)

3. Sentidos e valores na construçao de significados dos verbos ficar e namorar
Kassios Cley Costa de Araújo (UFRN)

GT 3
SALA 14 BLOCO DIDÁTICO DE LETRAS Coordenador: Dannytza Serra Gomes

1. Doidiça e os sentidos da loucura: análise de discurso sobre a concepção dos usuários da rede de saúde mental de sobral
Maria Suely Alves Costa (UFC)

2. Educação especial – relato de um caso clínico
Mônica Magalhães Cavalcante (UFC) e Mariza Angélica Paiva Brito (UFC)

3. A dislexia em sala de aula: o agir do professor
Vicente de Paula Da Silva Martins (UFC)

4. Análise da conversação entre surdos: escolhas lexicais
Dannytza Serra Gomes – UFC/UFPI e Sandra Maia Vasconcelos – UFC

GT 4
SALA 15 BLOCO DIDÁTICO DE LETRAS Coordenador:

1. Ambientes de aprendizagem, práticas de letramentos e história da educação a distância: interfaces possíveis
Bárbara Olímpia Ramos de Melo (UEPI) e Ana Paula Da Costa Alves (UEPI)

2. Práticas de letramento digital em ambientes virtuais de aprendizagem: dialogando com a educação a distância
Ivanda Maria Martins Silva (UFRPE)

3.O ambiente virtual de aprendizagem solar sob a ótica dos alunos de letras
Geórgia Maria Feitosa E Paiva (UFC) e Maria Elisaudia De Almeida Pereira (UFC)

4. Letramento crítico a partir da leitura de charges: da reflexão à transformação social.
Janicleide Vidal Maia (UFC)/ Avanúzia Ferreira Matias (UFC)

5. O processo avaliativo na Educação a Distância: contribuições para o ensino presencial
Franklin Oliveira Silva (UFC) / Suelene Silva Oliveira (UFC)

SALA 16 BLOCO DIDÁTICO DE LETRAS Coordenador: Maria Margarete Fernandes de Sousa (UFC)

1. Terminologia computadorizada ou automação terminológica?
Diana Costa Fortier Silva (UFC)

2.O estudo da composição visual em fóruns de aulas semipresenciais
Maria Margarete Fernandes De Sousa (UFC) e Ana Keyla Carmo Lopes (UFC)

3. As variações linguisticas nas interações virtuais dos espaços de ensino-aprendizagem da EAD
Telma Sueli Farias Ferreira (UFPB)

4. Modalizadores: promotores de persuasão ou não em ambiente virtual?
Maria Fabiola Vasconcelos Lopes (UFC)

5. Vozes de estudantes acerca das novas tecnologias na formação continuada do professor: uma análise da proposta de educação a distância da universidade d
Maria Luiza Ferreira Duques (UNEB) e Bruno da Costa Rodrigues (UNEB)

GT 5 – SÓ OCORRE NO 2º DIA (25/11/2010)

GT 6
SALA 08 BLOCO DIDÁTICO DE LETRAS Coordenador: Odalice de Castro Silva (UFC)

1. A tradução intralingual: ensino de literatura na sala de aula de FLE
Gleyda Lucia Cordeiro Costa Aragão (UECE)

2. Esperando godot a esperando deusimar: a adaptação como tradução e ferramenta pedagógica
Gilson Soares Cordeiro (UECE) e Soraya Ferreira Alves (UNB)

3. Uma poética de religação: literatura e ensino
Odalice de Castro Silva (UFC)

SALA 20 BLOCO DIDÁTICO DE LETRAS Coordenador: Maria Silvana Militão de Alencar (UFC)

1. A interpretação plural do conto o homem do bom cinzento
Diva Conceição Ribeiro (FALEC/FIES)

2. organizadores temporais e pronomes na construção do texto narrativo
Flávia Cristina Candido de Oliveira e Maria Margarete Fernandes De Sousa (UFC)

3. Vocabulário Da Seca Em O Quinze, De Rachel De Queiroz
Maria Silvana Militão De Alencar (UFC)

GT 7
SALA 23 BLOCO DIDÁTICO DE LETRAS Coordenador: Valdecy De Oliveira Pontes (UFC)

1.Ensino de espanhol: uso do dicionário eletrônico nas aulas de espanhol como le para brasileiros
Glauber Lima Moreira (UFPI)

2. O aspecto lexical e o uso dos pretéritos por aprendizes de espanhol como língua estrangeira – E/LE
Valdecy De Oliveira Pontes (UFC)

3. Avaliação em espanhol como língua estrangeira (e/LE): realidades do ensino médio e preparação para o novo ENEM
Lucineudo Machado Irineu (UFC)

4. “Ao mestre, com carinho”:
o papel da atividade autoformativa na qualificação de professores de língua inglesa do instituto federal da bahia
Lucélia Ramos Alcântara (IFBA/UFBA)

5. A confecção de dicionários terminológicos como ferramenta para o ensino e desenvolvimento da atividade tradutora
Rita Elena Melián Zamora (UNICAMP)

SALA 24 BLOCO DIDÁTICO DE LETRAS Coordenador: Leonel Figueiredo De Alencar (UFC)

1. Alemão no Ceará: licenciatura dupla, cursos de especialização e programa de escolas parceiras
Tito Lívio Cruz Romão (UFC)

2. O alemão como língua estrangeira no Ceará: o exemplo da Casa de cultura alema – UFC –
Rogéria Costa Pereira (UFC)

3. TRAGBRA – um tradutor automático bidirecional alemão-português de textos na área de turismo
Leonel Figueiredo De Alencar (UFC)

4. A atenuação retórica em artigos de pesquisa: estudo contrastivo baseado em corpora
Ednusia Pinto de Carvalho (UFC)

5. Atividades do leitorado do DAAD- serviço de intercâmbio do DAAD – ensino, conselharia, difusão cultural
Ute Klara Maria Hermanns (UFC)

SALA 11 BLOCO DIDÁTICO DE LETRAS Coordenador: Aurinete Barbosa Tiago (UNIMONTES)

1. A interação no ensino de l2 nos cursos de letras licenciatura habilitação em língua inglesa
Aurinete Barbosa Tiago (UNIMONTES) e Danielle Ferreira de Souza (UNIMONTES)

2. Análise crítica do ensino de inglês para fins específicos no IFBA – campus salvador: o olhar da linguística aplicada e um convite à pesquisa
Fabrícia Eugênia Gomes De Andrade (IFBA)

3. Onde há vontade, há possibilidade
Francisco Tarcízio C Benevides Júnior (UFC)